Divulgação Virtual

Este Blog destina-se divulgaçao de CDs e DVDs,Shows e Eventos e novidades do meio musical

Subscribe
Youtube
Heart


Divulgação

Gilberto Gil
Em meio a um "café junino", com direito a comidas típicas como pipoca, canjica e cural de milho, Gilberto Gil lançou seu novo CD, "Fé na Festa", nesta quarta-feira, 26, na sua produtora no Rio de Janeiro. O cantor conversou com os jornalistas na varanda do casarão da Gegê, na Gávea, Zona Sul da cidade, e declarou ter se inspirado em Luiz Gonzada para produzir um álbum inteiro só com músicas regionais.

"O projeto nasceu de um impulso espontâneo natural de retratar o mundo sertanejo, interiorano e nordestino", disse o músico, que reafirmou a inspiração e influência do "Rei do Baião": "Meu primeiro grande mestre foi Luiz Gonzaga, desde os aspectos musicais até mercadológicos. Ele foi o primeiro artista pop brasileiro. Fazia turnês por todo o país e era patrocinado pelo Colírio Moura Brasil (risos)".

Gil comentou que tem vontade de produzir um álbum com músicas nordestinas desde o ano 2000, quando assinou a trilha do longa "Eu Tu, Eles", de Andrucha Waddington. "Gravei 'Esperando Na Janela' e fiz shows em várias cidades como Campina Grande e Caruaru. Participei de todo o circuito das festas juninas e foi uma experiência formidável. Para este novo CD, preparei nove músicas inéditas, das 13 do álbum. É uma homenagem à própria cultura brasileira", disse.

Já no clima de São João, Gil explicou o nome escolhido para o novo trabalho: "'Fé na Festa' remete às muitas festas brasileiras que hibridam o sagrado e o profano. A festa de São João é a mais emblemática. Em Exu (cidade no interior de Pernambuco), a terra natal de Luiz Gonzaga, há um grande terrero para as festas juninas no meio da igreja. O título do CD trata dessa questão, que é a base da cultura brasileira, um país descoberto sob a cruz dos templários estampada nas velas das naus com um conquistador cristianizado, o índio e os africanos trazidos para cá. O Brasil é isso: o diálogo entre o Sagrado e o Profano".

Ele também recordou a própria infância durante o processo de criação do CD. "Minha mãe fazia as trezenas de Santo Antônio. Geralmente se começa no dia primeiro de junho e vai até o dia 13, mas ela começava no dia 13 para terminar no dia 26, que é meu aniversário. Para mim, dia 26 é meu Natal (risos). Escrevi a música 'Vinte e Seis' para comemorar a data. Quase um 'Parabéns' para mim (risos)", brincou.

Outra canção que chama a atenção é "Lá Vem Ela", uma parceria com Vanessa da Mata. "A Vanessa estava de férias em Salvador no período em que eu estava compondo. Seu Jorge tinha me dado uma afinação diferente na minha guitarra de presente e eu estava experimentando novos sons. Ela foi me visitar e mostrei meus 'embriões' musicais. Perguntei: 'Tenho uma música que acho a sua cara. Não quer trabalhar nela, não?,' e Vanessa levou a para casa e mandou a letra. É quase um baião com o estilo poético solto e 'Djavanico' da Vanessa", contou.

Gilberto Gil apresenta as novas músicas no próximo sábado, 29, em uma festa junina na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro, com os convidados especiais Vanessa da Mata, Mart'nália, Preta Gil, Alcione e Zeca Pagodinho: "A Flora (mulher do cantor) teve a ideia da festa enquanto eu pensava no CD. É uma valorização das comemorações de São João no Rio de Janeiro, com muita animação, shows e brincadeiras, para o povo, assim como nos meus tempos de moleque".

0 comentários:

Postar um comentário