Divulgação Virtual

Este Blog destina-se divulgaçao de CDs e DVDs,Shows e Eventos e novidades do meio musical

Subscribe
Youtube
Heart



Roupa Nova em Londres

Como disse um sábio, os sonhos não envelhecem. Na verdade, eles amadurecem e se realizam quando a vontade é grande. Com quase 30 anos de estrada, nas milhares de horas de vôo a bordo de estúdios, gravando discos e fazendo arranjos para um sem número de grandes astros, os seis membros do Roupa Nova já há 8 anos não lançavam um disco de inéditas. O sexteto, que começou como Famk’s nos anos 70 e virou Roupa Nova no início dos anos 80, já possuía uma extensa discografia e uma lista interminável de sucessos. Nos últimos 12 anos, a banda realizou projetos de regravações (“Agora Sim!”, 1999), de homenagem aos compositores mineiros (“Ouro de Minas”, 2001), os aclamados e bem sucedidos dois volumes de “Acústico” (2004 e 2006) e um disco natalino (“Natal Todo Dia”, 2007). Pela primeira vez em muitos anos, em 2008 a banda realizou um EP “4U (For You)” e o lançou em outubro passado – às vésperas de uma acalentada viagem para Londres. Durante duas semanas, na segunda quinzena de outubro de 2008, o Roupa Nova trabalhou diariamente no lendário estúdio da Abbey Road, no bairro de St. John’s Wood, famoso mundialmente não só pelo fato de os Beatles terem gravado quase todos os seus discos lá, como também por terem feito a capa do LP “Abbey Road” atravessando a faixa de pedestres.

Quando concluíram que há muito vinham realizando projetos especiais e que havia chegado finalmente a hora de lançarem um CD repleto de canções inéditas, os seis membros da banda – Serginho, Kiko, Nando, Feghali, Cleberson e Paulinho – resolveram que deveriam fazer deste momento algo ainda mais especial. E, para quem cresceu no mundo da música idolatrando os Beatles, nada mais emocionante do que gravar no estúdio 2 do complexo de Abbey Road, onde a banda mais trabalhava e que não por acaso é o único que jamais foi reformado. Para acompanhá-los nessa missão, totalmente independente, foi convidado o engenheiro de som Moogie Canazio – que envolveu-se de forma tão espontânea na gravação e na mixagem do projeto, que tornou-se co-produtor do projeto – idealizado, dirigido e produzido pelo próprio Roupa Nova. Na bagagem, além dos instrumentos e de toda parafernália, um repertório definido por 10 canções inéditas, 4 regravações e (claro) uma dos Beatles. E, naturalmente, a equipe da premiada diretora Joana Mazzucchelli, com a incumbência de filmar todos os passos dessa nova empreitada.

Todo o trabalho foi naturalmente registrado para um novo DVD, que sai simultaneamente e ainda oferece uma versão bônus exclusiva de “Lumiar”. O DVD mostra bastidores da gravação das novas faixas no estúdio e também cenas da banda na capital inglesa, ao som das gravações do EP “4U”. No repertório de ambos os produtos, vale destacar as revisitações de “Sonho” (1985), “Lembranças” (1996), “Muito Mais” (1997) e “Correndo Perigo” (1990), que ganhou nova letra e virou “A Cor do Dinheiro”. Além disso, uma versão – com arranjo para octeto de cordas – de “She’s Leaving Home”, de McCartney e Lennon, gravada originalmente pelos Beatles no LP “Sgt. Pepper” de 1967 e agora registrada à capela pelo Roupa Nova no estúdio AIR Lyndhurst Hall, instalado numa igreja centenária há 15 anos por Sir George Martin, o lendário produtor e maestro dos Beatles, considerado por muitos o quinto integrante.

A primeira música de trabalho de “Roupa Nova em Londres”, que a banda lança por seu selo Roupa Nova Music neste março de 2009, com distribuição da Microservice, será a faixa de abertura “Reacender” – que marca o bem transado encontro musical com a banda inglesa Ben’s Brother, mundialmente famosa pela canção “Let Me Out”. Convidados pelo Roupa Nova, Jamie Hartman e Kiris Houston visitaram o estúdio e o entrosamento foi registrado no clipe e no extenso making of que o DVD oferece.

“Roupa Nova em Londres” fecha com a canção “Coração da Terra”, com letra que versa sobre preocupações bem atuais e que, como todas as demais novas músicas, oferecem o que a banda sabe oferecer de melhor para sua platéia sempre renovada: música de qualidade e alto astral. (Por: Marcelo Fróes)


0 comentários:

Postar um comentário